Tendência: como será o novo ambiente de trabalho?

 

O desenvolvimento da tecnologia vem afetando diretamente a forma como as pessoas trabalham e até mesmo a disposição dos móveis no escritório. O que antes era tradicional e completamente formal, pouco a pouco ganha peças coloridas, design moderno no mobiliário e até sala para que o colaborador descanse.

Se hoje as mudanças já são grandes, como será o escritório do futuro? Ainda teremos muitas alterações ou existe uma tendência de voltar ao modelo antigo de trabalho?

A busca pelo trabalho em equipe e pela maior interação entre as pessoas deverá crescer. Atividades como “design thinking” chegaram para ficar! Esta nova forma de pensar no negócio mantém o foco na inovação e trabalha as principais questões da empresa em grupos que pensam com empatia, trabalham com colaboração e desenvolvem a experimentação de produtos, serviços e ideias.

Geralmente, quando se ouve ou se vê a palavra “design” ela é imediatamente associada a “desenho”. No entanto, seu conceito é mais abrangente, envolve objetivos de melhorar a vida das pessoas, sendo responsável pela busca de soluções perfeitas para produtos e serviços.

Como a ideia é fomentar a capacidade mental do trabalhador através de maior interação, as barreiras físicas tendem a diminuir, cada dia mais, no escritório.

O layout e o mobiliário do ambiente de trabalho deverão ser adaptados a essa realidade, com ambientes estimulantes e estrategicamente preparados para a inovação.

Integração x Ruído

Com a utilização de ambientes abertos, os chamados “open space”, observou-se que realmente os espaços se tornaram mais estimulantes para o compartilhamento de ideias, porém percebeu-se um fator agravante ao bom andamento do trabalho: o ruído!

Com ambientes sem barreiras, as ondas sonoras correm soltas pelas salas abertas e as pessoas podem se sentir irritadas e cansadas no ambiente de trabalho. E o culpado é o barulho. Com isso, surge outro ponto essencial em um projeto corporativo moderno: tratamento acústico.

O escritório do futuro que não tiver soluções para amenizar o ruído dentro do escritório está fadado à improdutividade. as diversas soluções para amenizar ruídos devem fazer parte do projeto corporativo. Os materiais estão ficando cada vez mais inovadores. O carpete é apenas mais um item dentre as diversas opções que estão surgindo neste campo.

Desde painéis de diversos tipos e formatos, criando harmonia e design no projeto, até objetos como luminárias com material acústico.

Tecnologia

Imagina-se que o escritório do futuro será altamente tecnológico, com recursos que facilitem, principalmente, a comunicação entre as pessoas.

Os móveis serão projetados para abrigar a inovação tecnológica, mas deverão visar, principalmente, a ergonomia e o bem-estar dos ocupantes dos ambientes.

 

Fonte: Casa Vogue e https://www.rsdesign.com.br/

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *