Setor Moveleiro Entender o comportamento do consumidor é fundamental

 

A venda de móveis é uma tarefa que requer atenção às tendências e conhecimento do comportamento e das exigências do público consumidor.

Em fases de turbulência econômica, o setor moveleiro tem grandes desafios pela frente, como mapear os hábitos de consumo do cliente, conhecer os canais de vendas e, por fim, proporcionar uma excelente experiência de compra no ponto-de-venda.

Sabemos que cerca de 60% dos clientes de itens de móveis e decoração pesquisam na web antes de efetuar a compra física. Desses, parte opta por realizar a compra pela Internet devido à comodidade e por considerar o prazo de entrega das duas modalidades equivalente.

Estar, portanto, com o e-commerce funcionando é obrigatório. Também se tornou necessário o desenvolvimento de campanhas e estratégias de comunicação e marketing para potencializar as vendas. Um perfil de consumidores bem definido facilita essas ações.

 

Motivos para a compra

Alguns pontos de influência se destacam na decisão de compra como, por exemplo, reformas, mudança de residência, “redesign” de ambientes figuram como principais fatores de busca por novas mercadorias. Estes pontos servem como importantes indicadores para a realização de planejamento de comunicação e marketing.

Outros fatores levados em consideração são:

– preços, que aparecem como carro-chefe no fator de escolha de novos móveis;

– qualidade e apresentação/exposição do produto;

– quanto ao preço, a faixa etária mais influenciada por este fator está entre 25 e 34 anos.

 

E, se ao longo dos anos o comportamento de compra do consumidor mudou, é de suma importância considerar a experiência no ponto-de-venda, desde a busca de itens na web até a retirada de itens na loja física.

Por fim, é preciso considerar o pós-venda como ponto essencial para o sucesso da jornada de compra do consumidor. Encerrar bem o processo de venda e acompanhar até o final a experiência do cliente com o produto adquirido ajuda a compreender os desejos do mercado. É importante lembrar que cliente feliz retorna e recomenda a experiência.

 

Fonte: Meio & Mensagem

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *