Lealdade do brasileiro às marcas é de apenas 5%

De acordo com pesquisa desenvolvida pela Nielsen e publicada no ano passado, apenas 5% dos consumidores brasileiros se declaram super leais a marcas, canais de varejo ou produtos. As marcas líderes em cada segmento são as que mais sofrem deslealdade.

Outro dado mostrado no estudo é que as empresas que lideram o mercado nacionalmente tendem a ter dificuldade para ter sucesso em algumas cidades quando lá existe uma marca líder regional atuando. Esse fenômeno foi percebido em 30% dos mercados estudados.

“Com uma rotina mais rápida e dinâmica, está muito mais fácil mudar e mais difícil se comprometer com marcas de produtos de consumo ou formatos varejistas”, afirmou a líder da Indústria de Alimentos da Nielsen Brasil, Cristina Alvarenga. “E o principal fator que contribui para isso é um ambiente de consumo que incentiva a troca ou experimentação, fazendo com que capturar a atenção do consumidor seja um desafio: há mais opções de produtos, novos formatos de lojas, canais e formas de compra, lançamentos de novos itens, maior mix entre os canais”, explica.

 

Não há zona de conforto

O levantamento apresentado pela empresa mostra que esse comportamento do consumidor atinge com mais força os segmentos de Higiene & Beleza (85%), Alimentos (75%) e Limpeza (71,4%) — que são, justamente, produtos que são adquiridos pelas pessoas de forma mais frequente.

Isso não significa que o mercado de móveis deve respirar aliviado, uma vez que o estudo sugere que as indústrias dediquem mais tempo e recursos estudando o cliente, com o objetivo de oferecerem condições, produtos e programas de fidelização que possam conquistá-los em tempos de tanta competitividade. De cada dez entrevistados, oito disseram que comprariam mais em lojas on-line se os programas de benefícios fossem mais atraentes.

 

Fonte: Valor Econômico

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *