Dicas para economizar e evitar o desperdício na marcenaria

 

Evitar desperdício é mais do que necessário em qualquer negócio. É importante fazer bom uso das matérias-primas e aumentar produtividade e ganho ao final do trabalho.

Com a correria do dia a dia é comum não prestar atenção a detalhes que podem economizar tempo e dinheiro. Descubra maneiras de otimizar os recursos com as dicas a seguir.

 

Optar por corte pelo lote

A máquina de corte tem grande importância no impacto do processo produtivo. Ao escolher bem o equipamento você está escolhendo também um aliado para poupar tempo.  O mercado oferece muitas opções, e a compra do maquinário deve estar alinhada com a necessidade da empresa. Além dos equipamentos, conhecer bem os processos é essencial para evitar desperdício de tempo, material e, consequentemente, dinheiro. O MDF corresponde a algo entre 60% a 80% do custo de material do projeto, por isso é importante optar pelo melhor processo de corte pode reduzir o desperdício em até 30%.

 

Uso de plano de corte

O plano de corte é a parte de desmonte do móvel, ou seja, transferir para o papel todas as etapas de montagem e desmontagem do item. Funciona como um guia para a preparação do novo móvel, mostrando peças necessárias, quantidade e tipos de chapas, a sequência de cortes correta, o detalhando dos diferentes materiais e medidas, etc. O plano de corte evita cortes errados, escolhas por materiais inadequados e permite estipular o tempo de trabalho para cada uma das peças.

 

Produção mais limpa e enxuta

O espaço limpo e bem organizado torna o local de trabalho melhor e mais seguro. Nas marcenarias, limpeza e organização economizam tempo e otimizam processos. Além disso, contribuem para evitar acidentes com maquinários e ferramentas dispostas em locais incorretos.

 

Gestão do estoque

Material parado é dinheiro parado. Uma boa estratégia é manter em estoque apenas os materiais que serão utilizados para a produção dos móveis e evitar o desperdício com ferragens, por exemplo. Comprar materiais na medida certa para os projetos que já estão fechados para a produção também é uma boa saída.

 

Invista em mesas dobráveis

Mesas dobráveis são práticas, simples de fazer e otimizam espaços pequenos. Permitem transitar entre espaços com facilidade e podem ser disponibilizadas ou recolhidas de acordo com a necessidade de projetos e processos.

Um bom ERP também pode contribuir para melhorar a gestão da sua empresa.

Conheça nossas soluções em

http://www.wpsconsultoria.com

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *