5 dicas práticas para facilitar a rotina de trabalho

 

A marcenaria deixou de ser apenas uma oficina de produção artesanal. Nos dias de hoje, é muito mais um negócio especializado na produção de móveis sob medida e personalizados para otimizar os espaços de acordo com o novo estilo de morar. Para atender bem e manter a qualidade dos produtos, é preciso solidificar a marca, profissionalizar a equipe e realizar uma boa gestão financeira.

Veja algumas dicas para fortalecer sua empresa e conquistar competitividade.

1. Conheça bem os processos de gestão da sua empresa

Desenhe e entenda as etapas de, desde a seleção e compra dos materiais até a pós-venda. Isso inclui o gerenciamento financeiro, de estoque, a gestão de funcionários, os treinamentos, a conquista de novos clientes e o relacionamento com os clientes já adquiridos, o relacionamento com fornecedores, a elaboração e execução dos projetos, a entrega e montagem dos produtos e a medição da satisfação do cliente. Assim, fica mais simples perceber o que é preciso melhorar.

2. Organize os espaços

Para facilitar a rotina, organize os materiais de forma lógica, em setores (mesmo que sejam apenas prateleiras) e mantenha a arrumação. Vale também para papéis, documentos, arquivos, etc. A organização inclui, ainda, a disposição das máquinas e equipamentos de trabalho para facilitar o fluxo produtivo e a circulação interna.

3. Tecnologia é uma aliada

É importante entender que adquirir ferramentas tecnológicas para gestão ou softwares para projetos não caracteriza gasto, mas investimento. A aquisição trará retorno a médio prazo e tornará sua empresa mais competitiva. Há soluções personalizadas de ERP, por exemplo, que podem ajudá-lo a conhecer melhor sua empresa e planejar a gestão com eficiência.

4. Avalie formas de reduzir custos

Aumentar a rentabilidade e lucratividade passa pela análise da redução de custos. É preciso entender em que ponto está havendo desperdícios. Medidas simples que podem ser adotadas para melhorar o gerenciamento financeiro.

5. Entregue mais valor ao cliente

Isso significa personalizar o atendimento, melhorar a apresentação dos projetos, caprichar na qualidade dos móveis, reduzir o tempo de entrega, diversificar e facilitar as formas de pagamento, estar disponível para o cliente para tornar seu negócio mais competitivo.

A WPS desenvolve soluções completas para a gestão de negócios do setor mobiliário.

Saiba mais em www.wpsconsultoria.com

 

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *